Um outdoor indoor

texts

por Daniel Escobar

 

Da parada de ônibus, avisto uma enorme tela com uma mulher sorridente. Sobre ela se apóia um homem em uma escada. E, pouco a pouco, ela vai se modificando, adquirindo novas formas – indefinidas em certos momentos – mas que, lentamente, vão a transformando em maravilhosos pares de sapatos.

 A descrição deste momento de espera é talvez uma das melhores formas de iniciar este texto – uma simples anotação no verso de um envelope, que gerou o projeto da instalação “Perto Demais”, apresentada em 2005 no Goethe-Institut Porto Alegre. O que separa a anotação da instalação, não está relacionado à fatura de um objeto e sua posterior exibição em uma sala expositiva, mas sim a uma experimentação que não seria possível sem o espaço físico e institucional de uma galeria. Em outras palavras, a realização deste projeto significou, para além da produção de uma mostra, a possibilidade de materializar uma idéia. O esquema de colagem de um outdoor, reproduzido no convite da exposição, torna implícita a relação entre galeria e espaço de trabalho que passava a ser estabelecida. As etapas de negociação com empresas que veiculam publicidade urbana, assim como a colagem dos inúmeros cartazes que foram sobrepostos durante a mostra, intensificaram um contato com os materiais e procedimentos em questão, trazendo novas referências para o meu processo criativo. Dessa forma, a grande crosta gerada sobre a superfície da parede, pode também representar o conjunto de possibilidades vislumbradas no decorrer deste processo e que, na seqüência, desencadearam a produção de uma série de trabalhos.

Perto Demais inaugura uma relação entre arte e cidade, desdobrada a partir dos conceitos de deslocamento, escala, distâncias, camadas, acúmulos, resíduos e desejos. O outdoor indoor, ou a dinâmica da cidade deslocada para o interior do espaço expositivo, revela através de um conflito semântico, a matriz conceitual do trabalho artístico que venho desenvolvendo.”