Cannot open file (/home/danieles/public_html/v1/wp-content/backup/.htaccess)Cannot write to file (/home/danieles/public_html/v1/wp-content/backup/.htaccess) Perto Demais | Daniel Escobar

Perto Demais

texts

por Ângela Varela

 

Para nos aproximarmos do trabalho Perto Demais de Daniel Escobar, sugiro entendermos que o interesse do artista incide, mais do que na gratuidade dos valores plásticos das imagens, na plasticidade das estruturas do meio urbano. A proposta parte de uma aliança à configuração de um meio de comunicação de massa cuja mutação é ininterrupta, o outdoor. Há, então, um deslumbramento por parte do artista frente ao fluxo de sobreposições indiscriminadas que decorre deste sistema de comunicação. E o trabalho é determinado por esta dinâmica geradora de metamorfoses. O entusiasmo do artista se intensifica na medida que ele chega perto demais das imagens que sempre se exibem à distância. E, então, nessa situação, desvela a impossibilidade de reconhecer as figuras ali presentes. Descobre pontos de cor, jatos de tinta, aglutinados por um mecanismo de ordenação, que se apresentam no domínio de uma realidade.

De certo modo, os outdoors funcionam como um plano de fundo à sucessão de cenas nas cidades. Em Perto Demais, aquilo que lá fora opera na condição de fundo – determinando a existência de um espaço metafórico, da representação – assoma em primeiro plano, aos nossos olhos. Tal circunstância, porém, não torna estas imagens menos impessoais, mas faz redundar a previsibilidade de sua recorrência e função no espaço urbano.

Perto Demais se dispõem a reconduzir ou a recombinar os fatores operantes no ambiente consagrado à potencialidade estética – espaço expositivo da galeria – e o ambiente cotidiano das ruas, onde transitamos supostamente condicionados à anestesia perceptiva. E, assim, provoca e articula uma confluência que afeta, igualmente, nossa relação com estes dois âmbitos.

 

Escrito por Ângela Varela 1 para a mostra Perto Demais, no Goethe-Institut de Porto Alegre | 2005.