Fictitious Topographies

exhibitions

A RH Gallery tem o prazer de apresentar Fictitious Topographies, primeira mostra individual de Daniel Escobar nos Estados Unidos. A exposição será composta por obras inéditas de três séries onde o artista cria novas representações da paisagem urbana, mais especificamente Belo Horizonte – onde reside atualmente – e New York City – onde acontecerá a mostra. Os mapas, documentos e imagens manipulados por Escobar refletem  uma exploração de paisagens imaginárias, contrariando a ordem das representações produzidas por imagens de satélites e mapas.

Na série intitulada “Permeável (Perto Demais)”, Escobar apropria-se de detalhes de anúncios publicitários, que ele perfura repetidamente para em seguida sobrepor diversas camadas, criando novas imagens híbridas. Em “The World” Escobar cria uma série de fotografias de livros pop-up que ele mesmo constrói utilizando materiais promocionais produzidos pela industria do turismo. Em “Atlas de Anatomia Urbana”, ele constrói mapas fictícios tridimensionais no interior de um guia turístico de Belo Horizonte, utilizando fragmentos de mapas reais encontrados no livro. Estes novos mapas não condizem com os mapas reais destes mesmos locais.

Escobar é um flâneur contemporâneo. Na esteira de conceitos estabelecidos por Walter Benjamim, o artista embarca em uma espécie de errância urbana, destruindo o que é conhecido e aceito, a fim de introduzir novas possibilidades de experiência para aquilo que já se tornou fato. As investigações de Escobar conduzem a várias formas de mapeamento das condições urbanas incorporando topografias com estruturas arquitetônicas e dispositivos publicitários.

Rebecca Heidenberg

http://www.rhgallery.com/site/exhibitions/topographies

 

Fictitious Topographies

RH Gallery – New York, NY
17/01 a 03/03/2012

01 Fictitious Topographies 02 Fictitious Topographies 03 Fictitious Topographies
04 Fictitious Topographies 05 Fictitious Topographies 06 Fictitious Topographies
07 Fictitious Topographies 08 Fictitious Topographies